Gerenciamento de Fidelidade Comarch para a BP GLOBAL

A BP p.l.c. é uma das maiores empresas globais de petróleo e gás, fornecendo aos seus clientes combustível para transportes, energia para aquecimento e luz, serviços de varejo e produtos petroquímicos de uso diário. O grupo BP opera em 6 continentes, e seus produtos e serviços estão disponíveis em mais de 80 países.

O grupo possui 22.100 postos de serviço no mundo inteiro. A empresa possui 6 marcas principais: BP, ARAL, ARCO, Castrol, ampm e Wild Bean Café. 

Solução implementada

Comarch Loyalty Management

Um dos principais desafios para as empresas orientadas ao atendimento ao cliente é descobrir métodos de marketing efetivos, que criem um forte link de fidelidade entre clientes e empresa e que aumentem as oportunidades de vendas e reduza a migração de clientes.

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Gerenciamento de Fidelidade BP

Desafios comerciais

A BP foi uma das primeiras a optar por um programa de fidelidade de grande escala, e após um processo de licitação de quase um ano, a Comarch foi escolhida como o provedor de plataforma de TI (entre 20 outros fornecedores). O objetivo principal era muito simples - uma única plataforma global de TI para todos os países.

O principal objetivo do sistema Comarch Loyalty Management desenvolvido para a BP Global, é aumentar a atratividade da oferta dirigida aos clientes BP e ajudar a fortalecer a fidelização do cliente, e também:

 

  • manter a base atual de clientes,  
  • aumentar as vendas aos clientes atuais da BP, 
  • conquistar novos clientes (e, respectivamente, aumentar as vendas),
  • aumentar o prestígio da empresa construindo relacionamentos individuais com clientes,  
  • aumentar a participação da empresa no mercado com o uso dos métodos mais modernos de comercialização, 
  • aumentar as vendas de produtos não-petrolíferos, 
  • diminuir os custos de marketing, 
  • melhorar o tempo de lançamento no mercado.

 

 

A Solução

O sistema fornecido pela Comarch atendeu a todas as necessidades e requisitos da BP. A Comarch forneceu uma gama diferente de funcionalidades para cada país, mantendo os padrões, requisitos e aspectos jurídicos da BP no mercado local, ao mesmo tempo. Além disso, cada país implementou um programa de fidelidade singular com modelos individuais de operação e programas de fidelidade separados, criando promoções, regras de resgate de benefícios e mensagens de marketing independentes. Os módulos do sistema implementados na BP incluíram: 

 

  • Administração de Negócios, 
  • Centro de Atendimento,  
  • Módulo Logístico 
  • Aplicativo B2B (Business to Business) 
  • Aplicativo in loco (especificamente desenvolvido para o projeto da BP apenas). 

 

Um aspecto singular do projeto para a BP é que ele é executado em uma única plataforma de TI, que atende a todos os seus programas europeus. O sistema está hospedado no Data Center da Comarch, localizado na sede da Cracóvia. 

A Comarch não só forneceu uma solução de software, como também uma ampla gama de serviços profissionais: consultoria, desenvolvimento, personalização, manutenção, gerenciamento de contas e serviços de criação de promoções. 

A Comarch forneceu integração com o sistema de POS, sistemas de fidelidade Master para Terceiros, CRM, sistemas de ERP, ferramenta de análise externa, gateway de SMS, servidor de e-mail e empresas de mala direta.

 

Principais benefícios

  • migração de um sistema off-line para on-line 
  • informações detalhadas de transação (conta, cartão, membro) 
  • comunicação de cesta, pontos a serem cadastrados, data, cada compra de itens
  • sofisticado designer de promoção - sem limites para ideias de marketing
  • mensagens e cupons de marketing direcionados e personalizados em tempo real 
  • fluxo de trabalho reduzido de definição de promoções
  • Ofertas específicas com base em segmentos de clientes relacionados ao histórico de transações
  • migração on-line de cartões de soluções antigas

 

Comentários da BP Global

"A Comarch e suas soluções gerenciam toda a retaguarda (back-office) e a plataforma de TI de suporte aos nossos programas de fidelidade, ou seja, cartões e contas de clientes, prêmios, promoções, comunicação e é claro todo o processamento de pontos. Trabalhamos com a Comarch há mais de 10 anos – e os escolhemos porque estávamos buscando uma empresa que pudesse ser capaz de crescer junto com nossas necessidades e estratégia. Além disso, uma empresa que seria capaz de adaptar a sua solução e forma de funcionamento às especificidades de país da BP. Buscávamos um parceiro que nos acompanhasse durante toda a duração do projeto do programa de fidelidade. Construímos uma relação verdadeiramente confiável com a Comarch e tenho o prazer de ver todos as filiais BP satisfeitas com este relacionamento. 

O trabalho que fizemos juntos, satisfez plenamente nossas expectativas em nível global e local. Os especialistas da Comarch têm enorme experiência e estão sempre cheios de ideias inovadoras sobre como tornar o programa ainda melhor e mais atraente" 

 

Olivier Martinet, Diretor de Marketing da BP Europa, responsável pelo desenvolvimento de redes B2C.

 

 

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