Gestão de Fidelidade Comarch para Companhias Aéreas na S7 Airlines

A S7 Airlines é uma companhia russa que oferece uma ampla rede de rotas domésticas e internacionais. A rede baseia-se em três hubs em Moscou (Domodedovo), Novosibirsk (Tolmachevo) e Irkutsk, e atende mais de 80 destinos. A frota é constituída por modernos aviões Airbus e Boeing, tanto de fuselagem estreita como larga, totalizando 44 aeronaves. Em 2010, a S7 tornou-se membro titular da Oneworld Airline Alliance, oferecendo assim a seus clientes a rede  global de voos e serviços adicionais, fornecidos pela companhia aérea e seus parceiros.

Solução implementada

Comarch Loyalty Management

Um dos principais desafios para as empresas orientadas ao atendimento ao cliente é descobrir métodos de marketing efetivos, que criem um forte link de fidelidade entre clientes e empresa e que aumentem as oportunidades de vendas e reduza a migração de clientes.

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Gestão de Fidelidade Comarch para Companhias Aéreas na S7 Airlines

O Desafio

 

A companhia aérea decidiu lançar seu próprio programa de milhagens, a fim de aumentar o tráfego ao conceder pontos por milhas voadas. Além disso, tanto a estrutura de rede como o modelo de negócios da transportadora, adequavam perfeitamente a companhia aérea para a adesão a uma aliança de companhias aéreas. Em 2010, a S7 juntou-se à aliança Oneworld para obter sinergia com companhias aéreas parceiras em todo o mundo. Isso resultou em uma demanda por um sistema de TI inovador, porém confiável, apoiando o programa de milhagens.  O sistema de TI deve estar preparado para o rápido crescimento de membros e estar aberto para integração com programas similares dos parceiros da aliança de companhias aéreas. A companhia aérea tinha uma longa lista de exigências, algumas das quais estão listadas à direita.

 

A Solução

 

A S7 decidiu criar seu próprio programa de milhagens conduzido pelo Comarch Loyalty Management para Companhias Aéreas. Especificamente, a operadora decidiu implementar os módulos de Administração de Negócios, Call Center, entre outros.

 

O sistema é integrado com o sistema de gestão de receitas da companhia, ferramenta de reservas, sistema de cobrança, Amadeus e SITA (compartilhamento de arquivos com o status de classificação do membro), DCS, bem como sistemas Alfa Bank e programas de milhagens de parceiros da aliança. Os membros do programa podem, no entanto, acumular milhas em uma série de programas de parceiros, sejam companhias aéreas ou não, em todo o mundo. Eles também podem resgatar essas milhas para voos oferecidos por companhias da aliança Oneworld. 

O Comarch Loyalty Management para Companhias Aéreas é hospedado no Data Center seguro e eficiente da Comarch.

 

Resultados Comerciais

 

A S7 lançou com êxito um FFP (programa de milhagem) de amplo escopo caracterizado pelos seguintes aspectos principais:

  • Gestão avançada de regras de contabilidade
  • Processamento de pedido retroativo automático e manual com sistemas on-line
  • Acúmulo automático de milhagens pré-cadastro
  • Banco de dados de rastreamento FFP, dando suporte à prevenção de coleta dupla
  • Configuração de reservas e de classe de voo desenvolvida independentemente para cada parceiro de companhia aérea
  • Boa gestão do ambiente com múltiplos parceiros
  • Mecanismos de prevenção de fraudes
  • Geração de relatórios
  • Acúmulo automático de milhas para voos e serviços de parceiros não aéreos
  • Resgate off-line
  • Reconhecimento preciso de passageiro - configuração de regras para as classificações de elite
  • Cartões de crédito com parcerias de marcas
  • Designer de promoção avançada - promoções com base em diversos parâmetros, incluindo região, segmento, distância, classificações de elite e o público
  • Desenvolvimento de um histórico de contato e atividades com o uso de técnicas CRM, visão 360o de passageiros 

 

 

"Por meio do reconhecimento da necessidade da S7 de um Programa de Milhagens eficaz e inovador, muitos aspectos precisaram ser considerados. O nosso foco teve de ser não apenas sobre as previsões de mercado futuro, expectativas e resultados a atingir, mas também nos requisitos de solução que deveriam ser cobertos pelo sistema.

Graças à cooperação produtiva com os profissionais Comarch, conseguimos lançar a Prioridade S7 em Dezembro de 2008.

O sistema nos permite oferecer a nossos passageiros frequentes inúmeros benefícios durante voos padrão dentro da rede S7, bem como envolver os parceiros no programa – permitindo que os viajantes ganhem milhas adicionais ao comprar seus produtos e serviços."

 

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