Desafios comerciais
A BP foi uma das primeiras a optar por um programa de fidelidade de grande escala, e após um processo de licitação de quase um ano, a Comarch foi escolhida como o provedor de plataforma de TI (entre 20 outros fornecedores). O objetivo principal era muito simples - uma única plataforma global de TI para todos os países.
O principal objetivo do sistema Comarch Loyalty Management desenvolvido para a BP Global, é aumentar a atratividade da oferta dirigida aos clientes BP e ajudar a fortalecer a fidelização do cliente, e também:
- manter a base atual de clientes,
- aumentar as vendas aos clientes atuais da BP,
- conquistar novos clientes (e, respectivamente, aumentar as vendas),
- aumentar o prestígio da empresa construindo relacionamentos individuais com clientes,
- aumentar a participação da empresa no mercado com o uso dos métodos mais modernos de comercialização,
- aumentar as vendas de produtos não-petrolíferos,
- diminuir os custos de marketing,
- melhorar o tempo de lançamento no mercado.
A Solução
O sistema fornecido pela Comarch atendeu a todas as necessidades e requisitos da BP. A Comarch forneceu uma gama diferente de funcionalidades para cada país, mantendo os padrões, requisitos e aspectos jurídicos da BP no mercado local, ao mesmo tempo. Além disso, cada país implementou um programa de fidelidade singular com modelos individuais de operação e programas de fidelidade separados, criando promoções, regras de resgate de benefícios e mensagens de marketing independentes. Os módulos do sistema implementados na BP incluíram:
- Administração de Negócios,
- Centro de Atendimento,
- Módulo Logístico
- Aplicativo B2B (Business to Business)
- Aplicativo in loco (especificamente desenvolvido para o projeto da BP apenas).
Um aspecto singular do projeto para a BP é que ele é executado em uma única plataforma de TI, que atende a todos os seus programas europeus. O sistema está hospedado no Data Center da Comarch, localizado na sede da Cracóvia.
A Comarch não só forneceu uma solução de software, como também uma ampla gama de serviços profissionais: consultoria, desenvolvimento, personalização, manutenção, gerenciamento de contas e serviços de criação de promoções.
A Comarch forneceu integração com o sistema de POS, sistemas de fidelidade Master para Terceiros, CRM, sistemas de ERP, ferramenta de análise externa, gateway de SMS, servidor de e-mail e empresas de mala direta.
Principais benefícios
- migração de um sistema off-line para on-line
- informações detalhadas de transação (conta, cartão, membro)
- comunicação de cesta, pontos a serem cadastrados, data, cada compra de itens
- sofisticado designer de promoção - sem limites para ideias de marketing
- mensagens e cupons de marketing direcionados e personalizados em tempo real
- fluxo de trabalho reduzido de definição de promoções
- Ofertas específicas com base em segmentos de clientes relacionados ao histórico de transações
- migração on-line de cartões de soluções antigas
Comentários da BP Global
"A Comarch e suas soluções gerenciam toda a retaguarda (back-office) e a plataforma de TI de suporte aos nossos programas de fidelidade, ou seja, cartões e contas de clientes, prêmios, promoções, comunicação e é claro todo o processamento de pontos. Trabalhamos com a Comarch há mais de 10 anos – e os escolhemos porque estávamos buscando uma empresa que pudesse ser capaz de crescer junto com nossas necessidades e estratégia. Além disso, uma empresa que seria capaz de adaptar a sua solução e forma de funcionamento às especificidades de país da BP. Buscávamos um parceiro que nos acompanhasse durante toda a duração do projeto do programa de fidelidade. Construímos uma relação verdadeiramente confiável com a Comarch e tenho o prazer de ver todos as filiais BP satisfeitas com este relacionamento.
O trabalho que fizemos juntos, satisfez plenamente nossas expectativas em nível global e local. Os especialistas da Comarch têm enorme experiência e estão sempre cheios de ideias inovadoras sobre como tornar o programa ainda melhor e mais atraente"
Olivier Martinet, Diretor de Marketing da BP Europa, responsável pelo desenvolvimento de redes B2C.