A Comarch conclui a primeira fase da implementação do sistema de Fault Management para a Netia
A Comarch concluiu com êxito a primeira fase de um projeto para a implementação do sistema Comarch Fault Management para a Netia, executado no segundo semestre de 2017. A solução possibilita que empresas de telecomunicações detectem e resolvam com rapidez problemas com um serviço ou rede.
A primeira fase do projeto de implementação envolveu a instalação de equipamentos no local indicado pela Netia, a implantação do sistema operacional, bancos de dados e da solução Comarch Fault Management, bem como a configuração e integração com os sistemas de rede do Netia Group. Nesta etapa do projeto, a Comarch preparou uma plataforma de hardware necessária para instalar a solução. O sistema operacional e os bancos de dados também foram implantados. Na etapa seguinte, o sistema de Fault Management foi implementado. Depois de iniciado o sistema, a integração adequada começou pela parte da infraestrutura de rede identificada pela Netia como crítica e que exigia monitoramento assim que os serviços fossem lançados.
“Começamos a trabalhar no projeto logo após a apresentação da prova de conceito, que foi muito bem recebida e convenceu a Netia a implementar a solução completa”, disse Paweł Workiewicz, Integrated Assurance and Analytics Business Unit Director da Comarch. O principal desafio do projeto foi o seu ambicioso cronograma – a solução de gerenciamento de falhas existente seria desativada em breve devido ao término do contrato de serviço com o parceiro de manutenção da rede do Netia Group. Naquela época, o trabalho de integração necessário tinha que ser concluído para todos os sistemas críticos para os negócios. Graças a muitos anos de experiência em integração de sistemas de TI no setor de telecomunicações e a flexibilidade da solução de Comarch Fault Management, o trabalho foi concluído antes do prazo.
“Estamos satisfeitos como tudo ocorreu. A rápida implementação dos sistemas críticos para o monitoramento da rede era nossa prioridade e a Comarch conseguiu atender a todas as expectativas. Esse foi um dos fatores que tornou todo o processo de internalização da manutenção de rede um verdadeiro sucesso, conforme demonstrado pelos custos mais baixos e, principalmente, pelos indicadores aprimorados, incluindo uma menor taxa de falhas que afetam os clientes e resposta mais rápida a incidentes”, disse Marcin Palkowski, diretor de tecnologia e gestão de redes da Netia S.A.
O trabalho está em andamento na segunda fase do projeto, envolvendo a integração dos componentes restantes da arquitetura de rede, que agora são separados em pacotes. Essa abordagem acelerará a integração de sistemas de monitoramento de rede críticos para os negócios.
Sobre a Netia
A Netia fornece soluções on-line abrangentes e fáceis de usar, além de entretenimento multimídia. Seus serviços são direcionados a usuários privados, empresas e instituições.
O Netia Group é uma das maiores operadoras de telecomunicações na Polônia, com um quadro de quase 2.000 funcionários em 70 localidades na Polônia. O Grupo inclui Netia S.A., Internetia Sp. z o.o., Telefonia Dialog Sp. z o.o., Petrotel Sp. z o.o., and TK Telekom Sp. z o.o.
A Netia (antiga R.P Telekom) foi fundada no início dos anos 90 por um entusiasmado grupo de empreendedores poloneses, apoiados por investidores de telecomunicações dos EUA. Inicialmente, fornecia serviços de voz, adicionando posteriormente serviços de transmissão de dados, banda larga e TV digital a sua gama de serviços.
A Companhia está listada na Bolsa de Varsóvia desde o ano 2000. Os maiores acionistas são os investidores poloneses, incluindo Mennica Polska, FIP 11 FIZ, Nationale-Nederlanden OFE, Aviva OFE e PZU OFE Złota Jesień.
A rede backbone de fibra óptica usada pelo Netia Group tem quase 20.000 quilômetros de extensão, interconectando as redes da área metropolitana do Grupo em mais de 50 cidades e fornecendo cerca de uma dúzia de conexões internacionais independentes. O Grupo opera mais de 30.000 instalações de telecomunicações (edifícios, gabinetes, abrigos, torres) e possui mais de 81.000 pontos de presença.
De acordo com estimativas, a cobertura de rede da Netia alcança mais de 70% dos edifícios de escritórios das classes A e B na Polônia, com mais de 2,5 milhões de unidades dentro do alcance das redes de acesso das empresas do Netia Group.
Uma em cada três conexões próprias tem uma taxa de dados de mais de 100 Mbs. No âmbito do programa 21st Century Network, a rede Netia deverá ser totalmente atualizada para fibra ótica até 2020.