As novas tecnologias demandam que as provedoras de serviços de comunicação (CSPs) que desejam maximizar as oportunidades apresentadas pela transformação digital em sua indústria tenham um mindset inovador.

A rapidez e agilidade de reação às constantes mudanças e às exigências cada vez mais sofisticadas dos clientes são essenciais para uma transformação bem-sucedida de uma operadora de telecomunicações para uma provedora de serviços de telecomunicação. A redes devem evoluir para operar e se adaptar com maior rapidez e eficiência, impulsionando a inovação a um nível que coloque o cliente incontestavelmente no primeiro plano, oferecendo serviços e experiências verdadeiramente personalizados.

Por um lado, essa transformação precisa basear-se em tecnologias de rede. A tecnologia NVF/SDN proporciona a liberdade de experimentar serviços digitais, especialmente no que diz respeito a clientes corporativos ou Machine-to-Machine (M2M) e a Internet of Things (IoT). Intrinsecamente ligado a isso está a transformação dos domínios físicos em virtuais – ou seja, a virtualização por meio do deslocamento das ferramentas BSS/OSS para a nuvem para acelerar as operações.

Por outro lado, as CSPs devem reconhecer e reagir a uma mudança crucial na maneira em que clientes compram serviços. Hoje em dia é altamente provável que cada estágio da jornada do cliente ocorra on-line, fazendo com que um Omnichannel de Vendas e Marketing seja indispensável para ajudá-los a encontrar informações, comparar serviços e fazer compras de maneira dinâmica e consistente – mesmo que eles alternem entre dispositivos e canais de vendas.

No entanto, as tecnologias de rede e canais únicos de nada servirão sem informações – e é aqui onde a análise de dados abrangente e em tempo real entra em jogo. A habilidade em consultar dados de maneira efetiva permite que CSPs ofereçam serviços personalizados a assinantes individuais e, por exemplo, clientes M2M, sendo este último o que requer serviços realmente sob medida para maximizar seus rendimentos.

Construímos nossa cidade digital para mostrar como novas tecnologias e conceitos mudam a maneira como nos comunicamos e utilizamos os serviços de telecomunicações, e qual o impacto disso nas operações comerciais das provedoras de serviços.

Faça um Tour! A cada duas semanas ativaremos um novo ponto de parada no mapa ilustrado da cidade, com foco sempre em um novo assunto.