Estudo de caso da Vodafone Alemanha

Next Generation Service Assurance (NGSA) – garantindo a satisfação de clientes corporativos

A Vodafone Alemanha é uma das maiores e mais inovadoras provedoras de serviço na Europa. A Vodafone Alemanha apoia a comunicação, oferecendo serviços de rede móvel e fixa, assim como uma variedade de serviços de internet e banda larga aos clientes e clientes comerciais. Com grande foco no desenvolvimento, diversas patentes e também investimentos contínuos em tecnologias de rede, novos produtos e serviços fizeram da Vodafone uma líder em inovação no mercado de telecomunicações na Alemanha. A Vodafone Alemanha atende mais de 33 milhões de assinantes de rede móvel e é parte do Vodafone Group, um dos maiores provedores de serviços de telecomunicações no mundo.

Necessidade Comercial

A redução de receita devido ao aumento de concorrentes e medidas regulatórias da UE colocam uma grande pressão sobre os custos operacionais e a eficiência do processo. Ao mesmo tempo, a estratégia da Vodafone de aumentar sua participação no mercado corporativo e de clientes empresariais coloca mais pressão ainda sobre as equipes operacionais, que já enfrentam grandes demandas de clientes empresariais, incluindo SLAs individuais e monitoramento específico do cliente.

Para lidar com todas as situações acima, e para garantir uma vantagem competitiva no segmento de clientes corporativos, a Vodafone decidiu iniciar sua consolidação OSS de “Garantia de Assistência de Última Geração” e programa de transição.

Desafio

  • Ampla variedade de ferramentas e tecnologias diferentes
  • Altos custos de licenciamento e manutenção, integração do OSS dispendiosa e demorada
  • A necessidade de gerenciar de modo eficaz a crescente complexidade dos serviços (-> fixo /móvel /TI/ convergência)
  • Pressão crescente no „tempo de comercialização „ e agilidade
  • Capacidades limitadas para maior automação (lacunas funcionais de uma arquitetura OSS complexa)
  • Ausência de suporte para operações, para evoluir o gerenciamento de rede e serviços centrados no cliente

Solução

O Comarch Next Generation Service Assurance (NGSA), influenciado pelo modelo do serviço da Comarch, fornece os recursos OSS necessários para cumprir com as demandas de clientes empresariais e permite o gerenciamento de cliente e serviços de ponta. Além disso, a alta capacidade de automatização de processos garante uma maior eficiência operacional e reduções de custo.

Resultado

  • Substituição de 03 sistemas de gerenciamento de falha e assistência (monitoramento de mais de 750.00 NEs) levando à redução de 47% CAPEX e 68% OPEX, mais 30% de economia de custo para futuras integrações OSS
  • Monitoramento de clientes, serviços e recursos, completamente integrado a todos os domínios de rede, permitindo que a Vodafone mude do gerenciamento de falha centralizado em recursos para uma garantia de serviço centralizada no cliente
  • Monitoramento proativo dos serviços de clientes corporativos com base na análise de impacto de serviços e clientes (modelo de serviço inicial que incluiu mais de 200 serviços e mais de 150 clientes corporativos de alto nível)
  • Tempo para resolução de problemas reduzido e maior eficiência operacional, graças à redução de alarmes e a correlação avançada e automação dos processos manuais das equipes NOC e SOC
  • Maior qualidade de serviço e experiência do cliente graças ao monitoramento proativo de KPIs de desempenho de serviço com base no gerenciamento da qualidade dos serviços
  • A solução NGSA foi comprovada como uma ferramenta facilmente escalável, e centralizada, que atualmente auxilia diversas operadoras da Vodafone

Por que Comarch?

"Com seu moderno e inovador portfólio OSS, a Comarch vem continuamente demonstrando parcerias comerciais vigorosas e confiáveis junto à Vodafone. A Comarch forneceu produtos COTS de alta qualidade, juntamente com seu impecável serviço de implementação de solução na hora e dentro da receita, adaptando-se suavemente às novas exigências comerciais surgindo durante e após a implementação. Considerando dimensões como: prazo para lançamento no mercado, qualidade para o mercado, preocupação do cliente, agilidade, valor, inovação, a Comarch é um parceiro que com certeza preenche toda as lacunas."

Shane Gaffney, Director of OSS, Central Europe
Vodafone

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