Implementação do OSS Comarch Suite

Cliente: Telekom Deutschland

Indústria: Comunicações

Produtos e serviços da Comarch:

Comarch Resource & Service Inventory

 

A T-Mobile é uma unidade comercial da Deutsche Telecom. Responsável por opera- ções móveis, concentra-se na maioria dos mercados dinâmicos na Europa e Estados Unidos. Ao final do primeiro trimestre de 2009, mais de 149 milhões de clientes tiveram acesso em dez mercados da T-Mobile. A T-Mobile está gradualmente integrando os sistemas utilizados em suas operações na Europa para simplificar o gerenciamento de rede e fornecer um plataforma de gerenciamento comum para uma entidade que é composta de operadores GSM nacionais múltiplos na Europa.

Necessidade Comercial

 

Diante dos desafios de hoje no mundo das telecomunicações, a T-Mobile Alemanha consolidou sue ambiente OSS utilizando os princípios NGOSs. O Inventário de Recursos e Serviços (R&SI) é utilizado para gerenciar o cliente em relação aos serviços, recursos em relação a serviços, e recursos utilizados para esses serviços oriundos de inventários e sistemas de gerenciamento de configuração diferentes. O sistema de inventário de recursos e serviços também está integrado a outros sistemas OSS, como gerenciamento de falhas e tickets de defeitos. O projeto R$SI é um elemento essencial da estratégia de migração da T-Mobile em relação às redes de última geração e OSS. Essa é a primeira etapa em relação ao conceito de rede que se organiza e se otimiza automaticamente, que é uma continuação natural do projeto R&SI.

As operações da T-Mobile são constantemente encaradas com uma complicação crescente de serviços disponibilizados, junto com a necessidade de otimizar os processos de Gerenciamento de Incidente, Problemas e Alteração, ao nível de recursos e serviços. Esses desafios levaram a T-Mobile a optar pelo sistema de inventário de serviços, integrado aos sistemas de gerenciamento de inventário e configuração, já presente no ambiente.

O principal problema do projeto T-Mobile foi a cooperação entre o inventário de serviço diferentes sistemas de gerenciamento de inventário de recurso.

Desafio

 

  • Otimizar processos de gerenciamento de incidentes, problemas e alterações, no nível de recursos e serviços
  • Melhorar a colaboração entre o inventário de serviços e outros sistemas para gerenciamento de recursos de inventário
  • Projetar um sistema que ofereça modelagem integrada e flexível de serviços e ampla capacidade de integração para possibilitar uma cooperação harmoniosa com outros sistemas

Abordagem

 

Devido ao amplo objetivo do projeto, ele foi dividido em diversas fases. A prova de conceito foi realizada durante a primeira fase. A Comarch implementou as funções básicas do sistema, assim como o fornecimento de integração de amostra com outros sistemas da T-Mobile. A meta da fase inicial foi desenvolver e estar de acordo com as funções dos negócios e verificar a funcionalidade das interfaces de imigração. Enquanto isso, as condições para a solução final foram reunidas, além disso, funções essenciais também foram discutidas.

Quando o sistema foi aceito pela operadora, a funcionalidade desenvolvida durante a primeira fase da implementação foi apenas uma base para maior expansão do sistema de gerenciamento de inventário, dentro dos campos de funcionalidade e integração.

A T-Mobile exigia um sistema que oferecesse uma modelagem de serviços integrada e flexível, além de uma ampla capacidade de integração e cooperação contínua com outros sistemas.

Solução

 

De todos os fornecedores de soluções OSS, somente a Comarch ofereceu um produto já estabelecido com uma posição de mercado relevante, juntamente com a possibilidade de implementar condições funcionais específicas em relação ao compartilhamento de dados.

Em alguns domínios de rede, a R&SI é o sistema principal para a criação dos recursos, enquanto em outros, ela somente retém cópias somente leitura dos recursos utilizados para a criação de serviços. A integração com sistemas de terceiros foi realizada pelas informações comuns presentes no ambiente, que permite a simplificação da arquitetura geral e a redução do número de interfaces.

O Comarch Service Inventory acompanha uma função de modelagem de serviço flexível que permite a representação de complicados serviços móveis nas redes dos dias de hoje. Permite a definição de relação de e para múltiplos recursos e camadas de serviços em relação à recursos e entre camadas de recursos em relação ao serviço (RFS) e cliente em relação ao serviço (CFS). O modelo de dados do inventário de serviços da Comarch é baseado no SID. Ele permite associação dos RFSs com diferentes tipos de recursos.

  • Equipamentos
  • Componentes dos dispositivos
  • Grupos de equipamentos
  • Aplicações
  • Conexões
  • Configurações
  • Grupos de Conexões
 

Também permite a representação flexível dos serviços em redes móveis. De acordo com os princípios NGOSS e eTOM, o R&SI é o sistema principal para os modelos de serviço, ou seja, os modelos de serviço mantidos dentro do R&SI são utilizados por aplicações de gerenciamento de falhas e trouble ticketing, e, posteriormente, em todos os aplicativos solicitando acesso ao inventário de serviços (ex.: gerenciamento de SLAs). Essa abordagem resulta em processos e no gerenciamento de modelagem de serviço mais consistente. A propagação de eventos é possível no de serviço e, como alternativa, no nível de recurso, assim como a supressão de eventos baseada em informações de alteração.

Resultado

 

Os resultados da implementação do projeto são processos de incidentes, programa e gerenciamento de alteração aperfeiçoados, graças à visibilidade de ponta a ponta dos serviços, integração fácil das camadas de serviços e recursos, e visão geral consolidada da propriedade para serviços.

A cooperação entre a T-Mobile e Comarch não está limitada à instalação de um único sistema. Longe disso, esse é apenas o início de uma transformação complexa de todo o ambiente da T Mobile. Com um esforço contínuo em relação a consolidação do ambiente composto de diversos operadores nacionais, as soluções desenvolvidas pela Comarch terão um papel central em operações futuras da T-Mobile. Uma necessidade crescente para operações unificadas impulsionou a T Mobile em direção à integração, e a Comarch será uma capacitadora essencial durante esse processo.

Quer saber mais? Precisa de ajuda com a escolha de produto?

Diga-nos do que seu negócio precisa. Iremos encontrar a solução ideal.