A Netia, uma das maiores operadoras de telecomunicações da Polônia, escolheu o Comarch Fault Management – sistema central para monitoramento de rede. O sistema implementado permite que as empresas de telecomunicações detectem de imediato os problemas de rede e incidentes de serviços, possibilitando uma reação imediata e eliminando o impacto das falhas de rede na experiência do cliente. O contrato foi assinado em junho de 2017.

A aquisição do sistema Comarch Fault Management faz parte de um projeto de internalização do gerenciamento de rede. A Netia atualmente utiliza uma solução analógica de outro fornecedor líder em OSS. A decisão da Netia de voltar a autogerir sua infraestrutura de rede visa melhorar a eficácia e a agilidade de suas operações, o que deverá traduzir-se em uma maior satisfação do cliente.

Os clientes de hoje são muito exigentes e esperam receberem a mais alta qualidade de serviço. Esse foi um fator importante na nossa decisão de otimizar e gerir de forma independente o nosso centro de operações de rede. A autogestão da rede também exige a nossa própria solução de Fault Management de ponta. O protótipo do sistema (PoC – Proof of Concept) demonstrado pela Comarch foi melhor e mais convincente do que as soluções de outros concorrentes. A empresa também cumpriu todos os requisitos da demonstração em tempo real. Juntamente com nossa confiança na Comarch, resultante da execução bem sucedida do projeto BSSOSS no passado, esses fatores determinaram nossa decisão de colaborar com a empresa em um projeto de otimização de rede, diz Marcin Palkowski, Diretor da Network Infrastructure Maintenance da Netia.

O ambiente tecnológico das provedoras de serviços de telecomunicações está mudando dinamicamente. Isso está relacionado à necessidade de adaptar constantemente os produtos e serviços oferecidos a padrões de mercado cada vez mais elevados. Sendo uma empresa com muitos anos de experiência no setor de telecomunicações, a Comarch atende a essas expectativas, melhorando continuamente a qualidade de sua oferta de software e criando novos sistemas de suporte para gerenciamento de rede. Um desses produtos é o sistema Fault Management, que tivemos o prazer de apresentar à Netia. Com a colaboração dos funcionários da Netia, esclarecemos os requisitos da solução e introduzimos um conceito bem pensado para a otimização do gerenciamento de rede. O cliente reagiu positivamente ao nosso sistema e estamos satisfeitos com a confiança depositada em nós para a implementação de um software de Fault Management moderno, diz Paweł Workiewicz, Diretor da Unidade de Integrated Assurance e Analytics Business da Comarch.

Graças à forte experiência da Comarch na integração de soluções para gerenciamento de falhas, a implementação será concluída nos próximos seis meses. Esta não é a primeira vez que as duas empresas cooperaram entre si. A operadora já utiliza o Comarch Field Service Management e o Comarch InterPartner Billing System.


Sobre a Netia

A Netia oferece soluções on-line abrangentes e fáceis de usar, além de entretenimento multimídia. Seus serviços destinam-se a clientes privados, empresariais e institucionais.

O Netia Group é um dos maiores operadores poloneses de telecomunicações. No total, emprega quase 2 mil pessoas em 70 locais em toda a Polônia. O Capital Group é formado por, entre outros, Netia S.A., Internetia Sp. z o.o., Telefonia Dialog Sp. z o.o., Petrotel Sp. z o.o., TK Telekom Sp. z o.o.

A Netia (como R.P. Telekom) foi estabelecida no início dos anos 90 por um grupo de empreendedores poloneses - entusiastas, apoiados por investidores americanos do mercado de telecomunicações. Inicialmente, a Netia oferecia serviços de voz e foi expandindo gradualmente sua oferta com transmissão de dados, acesso à Internet de banda larga ou televisão digital paga, entre outros.

Desde 2000, as ações da Netia são listadas na Bolsa de Valores de Varsóvia. A maioria das ações são de propriedade de investidores poloneses (Mint of Poland, FIP 11 FIZ Fund, Nationale-Nederlanden Open-End Pension Fund, Aviva Open-End Pension Fund, "Golden Autumn" Open-End Pension Fund).

A rede de fibra óptica da Netia tem aproximadamente 20 mil quilômetros de extensão e liga as redes metropolitanas do grupo em mais de 50 cidades, além de fornecer uma dúzia de conexões internacionais independentes. O número de elementos de rede (edifícios, gabinetes, etc.) que pertencem ao Grupo Netia excede 30 mil, com mais de 81 nós de rede.

Estima-se que a Netia atinja mais de 70% dos prédios de escritórios das classes A e B na Polônia e mais de 2,5 milhões de instalações estão dentro do alcance da própria rede de acesso da empresa.

Um terço dos links de propriedade da Netia já permite a transmissão de dados a uma velocidade superior a 100 Mb/s. No âmbito do projeto “Rede do século XXI”, até 2020 toda a rede da Netia terá sido completamente modernizada para atender o padrão de fibra óptica.

Quer saber mais? Precisa de ajuda com a escolha de produto?

Nos conta das necessidades do deu negócio. Nós vamos achar o produto perfeito para o seu desafio.